Internacionalização

O Programa está avançando gradualmente neste quesito, mas está avançando em relação aos anos anteriores.

Em 2017, o professor Cid Naudi Campos participou do XVIII International Plant Nutrition Colloquium, em Copenhague, na Dinamarca, apresentando o trabalho intitulado “Nano-Zinc Oxide: A New Source for Biofortification of Rice”.

O professor Paulo Carteri Coradi tem uma importante parceria com a University of California, Berkeley, com os pesquisadores Dr. Pragya Kumar e Dr. Naeem Zafar, em projeto de pesquisa denominado “Desenvolvimento de sensores para controle da massa de grãos armazenada”.  Além disso, o professor Paulo Carteri Coradi participou em 2017, de um evento de um grupo de pesquisadores dos países da América Latina, com objetivo de formação de um grupo de trabalho na área de segurança alimentar na América Latina, financiado pelo Centro de Segurança Alimentar da Alemanha, o qual tem como objetivo difundir conhecimento em toda a cadeia alimentar para garantir a segurança e qualidade de alimentos no mundo. O evento ocorreu na Costa Rica, na Universidade da Costa Rica, e na oportunidade o professor ministrou uma palestra sobre Pós-Colheita e Segurança Alimentar a nível de Brasil.

Em 2018, o professor Paulo Carteri Coradi participou do 3° International Conference on Agricultural Engineering and Food Security, Berlin, Germany, onde ministrou a palestra ‘Traceability, food safety and quality of post-harvest corn grain and storage for poultry production in Brazil”.

Nesse ano, houve a contratação de um professor visitante estrangeiro, o professor cubano Jorge González Aguilera, que ministrou disciplina na graduação e na pós-graduação em espanhol.

Além disso, está sendo firmado um acordo pelo prazo de 60 (sessenta) meses entre a UFMS e a Universitá Degli Studi di Cagliari (Unica/Itália), estando na fase de assinatura pelos respectivos reitores.

Em 2019, conseguimos avanços significativos para internacionalização do programa. Dentre os quais podemos citar o Protocolo de intenções firmado com a Universitá Degli Studi Di Cagliari (UNICA – Itália) e o projeto de mobilidade internacional, que está em faze de finalização.

A Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Campus de Chapadão do Sul (CPCS) firmou em 2019 o Protocolo de Intenções com a Universitá Degli Studi Di Cagliari (UNICA – Itália). Esse protocolo tem como objetivo promover a cooperação e o intercâmbio acadêmico, científico, técnico, cultural e interuniversitário, visando à formação e aperfeiçoamento e à especialização docente, discente e técnica, bem como o desenvolvimento institucional.

Está sendo concluído o Projeto de Mobilidade Internacional para participação do Programa Erasmus+ em conjunto com a Universitá Degli Studi Di Cagliari (UNICA – Itália), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federial Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Esse Projeto possibilitará o intercâmbio acadêmico, científico, técnico, cultural e interuniversitário, visando à formação e aperfeiçoamento e à especialização docente, discente e técnica, bem como o desenvolvimento institucional.

Em 2019, o Prof. Fabio Henrique Rojo Baio organizou o evento “IX Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação”, que contou com a participação de palestrantes da China e dos Estados Unidos, além de inscritos do Paraguai, Argentina e Uruguai. Neste evento, discentes do Programa apresentaram resumos expandidos, tais como: o discente Alex Rogers Zannin apresentou o trabalho “Efeito do desgaste de pontas hidráulicas de cerâmica sobre o espectro de gotas”; a discente Daniele Alixame apresentou o trabalho “Efeitos do uso em campo sobre pontas de cerâmico de uso ampliado”.

O Professor Paulo Eduardo Teodoro se tornou em 2019 Editor Acadêmico da Plos One e Editor Associado da Agronomy Journal. Além disso, foi presidente da Comissão Científica do “IX Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação”. Além disso, é importante destacar que esse docente possui índice H igual a 10 (base Scopus).

Em 2019, o professor Cid Naudi Silva Campos participou do XXII CLACS – Congreso Latinoamericano de Ciencia del Suelo, no Uruguai, apresentando os trabalhos intitulados “Diagnose nutricional do feijão-vagem cultivado na omissão de macronutrientes” e “Silício mitiga deficiência e toxicidade de boro no algodoeiro”.

O Professor Ricardo Gava participou do “Inovagri International Meeting” e apresentou os trabalhos “Soybean irrigation management in no-tillage system with crop residue of brachiaria ruziziensis”, “GPVI 1.0: script web for historical series of crop water balance”. Esses trabalhos contaram com a participação em co-autoria da egressa do Programa Mayara Fávero Cotrim e do discente Carlos Roberto Wassolowski.

Grande parte das publicações do programa (~90%) em 2019 foi em língua inglesa. É importante destacar que neste ano houve um avanço em publicações com participantes de Universidades Estrangeiras e docentes do Programa, tais como:

– Manuscrito: A statistical approach to the morphological classification of sp. seeds com a participação da Prof. Charline Zaratin Alves e co-autores da Universitá Degli Studi Di Cagliari (UNICA – Itália);

–  Manuscrito: Studying the link between physiological performance of crotalaria ochroleuca and the distribution of Ca, P, K and S in seeds with X-ray fluorescence da egressa Mayara Fávero Cotrim com diversos docentes e o Prof. Gianluigi Bacchetta da Universitá Degli Studi Di Cagliari (UNICA – Itália).

Em face a essas atividades, acreditamos que o Programa avançou em termos de Internacionalização.