Inserção Social
O Programa atua junto com a FUNDAÇÃO CHAPADÃO na feira agropecuária anual TECNOAGRO, ministrando palestras e divulgando resultados de pesquisas junto aos produtores rurais.
Além disso, os docentes do Programa desenvolveram em 2017, 2018 e 2019 alguns projetos de extensão:
O professor Cassiano Garcia Roque em 2017 coordenou o projeto de extensão “3ª Feira de profissões”. Neste projeto, os alunos da comunidade local puderam conhecer os cursos oferecidos, as oportunidades no mercado de trabalho e a estrutura do campus. Por meio deste projeto foram realizadas visitas às escolas do município para a explanação e divulgação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Chapadão do Sul e dos cursos oferecidos. Para a finalização do projeto, os alunos do ensino médio das escolas particulares e estaduais realizaram visitas ao campus, para conhecerem principalmente os laboratórios e o ambiente de uma universidade. Edital – PAEXT/2017.
O professor Cassiano Garcia Roque em 2017, também participou do projeto de extensão “Solo na escola: popularização do conhecimento sobre a ciência do solo”. O objetivo deste projeto tem sido promover a educação e a popularização do conhecimento da Ciência do Solo para comunidade estudantil de Chapadão do Sul/MS e região. Busca-se trabalhar conceitos básicos sobre o solo e seus componentes destacando sua importância para o ecossistema e para vida dos organismos que dele dependem. É uma forma de trabalhar a conscientização da preservação do solo demonstrando a responsabilidade que cada indivíduo tem nesse processo. A ideia do projeto também é trabalhar o tema solo de forma simples e didática, atingindo também os professores e a comunidade de maneira geral. Em contrapartida, a participação de acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal na execução deste projeto tem despertado nos mesmos o interesse pela comunidade e pelo curso que estudam. As ações realizadas em 2017, envolveram alunos dos 4° e 5° anos de escolas rurais e urbanas de Chapadão do Sul e Paraíso das Águas e também alunos do Ensino Médio. As ações nas escolas são pré-definidas e planejadas pelo grupo de extensão e na data da ação é realizada uma palestra, destacando conceitos sobre solos, sua importância e seu uso racional, seguida de práticas que envolvem e promovem a interação do público-alvo com os discentes revisando cada conceito. O projeto tem sido uma importante ferramenta na divulgação do solo como suporte para a biodiversidade. Tem sido observado o conhecimento mais elaborado e crítico sobre esse recurso natural, saindo do senso comum. Além disso, o projeto possibilita um estreitamento da comunidade acadêmica com a comunidade externa, dando visibilidade aos cursos e provocando a participação e interesse dos discentes pela sociedade em que vivemos. Coordenadora: Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro. Membro: Cassiano Garcia Roque.
A professora Rita de Cássia Félix Alvarez em 2017 coordenou o projeto “Divulgação de conhecimento para planejamento e execução de atividades em assentamento rural”. Esse projeto mobiliza alunos e professores para a extensão de conhecimentos e técnicas oriundos da Universidade aos agricultores familiares de assentamentos, caracterizados pela pobreza, trabalho árduo e precariedade de condições para exercer suas atividades. Desta forma, além de levar o conhecimento aos produtores, este projeto tem como objetivo a ação social, como forma de inserir essas pessoas na sociedade, de levar possibilidade de uma vida com mais qualidade. Edital – PAEXT/2017- Coordenadora: Rita de Cássia Felix Alvares. Membro: Cassiano Garcia Roque.
Ainda em 2017, o professor Paulo Carteri Coradi coordenou os seguintes projetos de extensão e inserção social: UFSM de Cachoeira do Sul vai às escolas; I Ciclo de Palestras do Curso de Engenharia Agrícola UFSM-CS; Resgate do uso de plantas alimentícias não convencionais; Interação do Curso de Engenharia Agrícola da UFSM-Campus de Cachoeira do Sul e empresas do setor agrícola.
Em 2018, o professor Cid Naudi Silva Campos, coordenou o “VI Simpósio Brasileiro sobre Nutrição de Plantas Aplicada em Sistemas de Alta Produtividade”. O evento tratou do tema Nutrição de Plantas, visando melhorar o manejo de adubação de culturas importantes do Brasil e destinou-se aos Técnicos, Produtores, Engenheiros Agrônomos e Estudantes. A globalização determinou, e continua promovendo, rápidas modificações na agricultura brasileira. Em consequência, vem selecionando produtores que tenham melhor visão de mercado e capacidade de gestão da atividade, mas, principalmente, aqueles com capacidade em tecnificar seu modo de produção ficando mais competitivo. Um dos fatores de produção importante seria o uso da diagnose do estado nutricional das grandes culturas para adequado manejo da fertilização de seus cultivos e ao mesmo tempo minimizar estresses bióticos e abióticos e otimizar a eficiência nutricional, permitindo atingir alta produtividade. Este foi o objetivo com o VI Simpósio Brasileiro sobre Nutrição de Plantas Aplicada a Sistemas de Alta Produtividade, com o tema “Avanços e desafios para nutrição e adubação das grandes culturas”, que teve 17 palestras com renomados doutores de diferentes regiões do Brasil, ocorrendo em abril de 2018, sob organização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Chapadão do Sul e da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Câmpus de Jaboticabal.
A prof. Elisangela de Souza Loureiro colaborou no Desenvolvimento do “Dia de Campo” organizados em conjunto com AGRAER, UFGD e UFMS para demonstrar aos produtores o método de controle microbiano de triozideos na cultura da goiaba (difusão de tecnologia), realizado no ano de 2018. Além da confecção de Boletim Técnico sobre métodos de controle microbiano de triozídeos na cultura da goiaba.
A prof. Rita de Cássia Félix participou em 2018 do Projeto de extensão: “Horta na Escola”. Este projeto tem o objetivo de propiciar atividades educacionais teóricas e práticas que venham atender a necessidade da comunidade e que gere renda adicional para manutenção das famílias assentadas, profissionais da área agrícola e pecuária, porém as atividades são realizadas sem uma sistematização e acompanhamento técnico adequado. Sendo assim, docentes e estudantes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul se propõem a auxiliar na produção de hortaliças, em estufa. Foi avaliada a produção total de cada tipo de hortaliça produzida, para concluir sobre aquela que mais se desenvolve nas condições adotadas, através de teste estatísticos específicos. Além disso, foi realizada uma avaliação, por meio de aplicação de questionários, com consumidores, para verificar qual hortaliça produzida foi mais aceita e que gera melhor satisfação no consumo e maior renda. Integrantes: Rita de Cássia Félix Alvarez (Coordenador) e Cassiano Garcia Roque (colaborador); Bolsistas: Jorge Xavier da Silva e Camila Martins da Silva Rodrigues; Bolsista voluntário: Werverth Costa Martins.
O prof. Jorge González Aguilera realizou atividades de extensão com produtores da região em trabalhos relacionados com aplicação de produtos biológicos e seu impacto na produção da cultura da soja no Município de Chapadão do Sul –MS.
O prof. Paulo Eduardo Teodoro realizou em 2018 o projeto de extensão cujo objetivo é diminuir a evasão dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do CPCS/UFMS devido a dificuldade dos ingressantes com as disciplinas de Matemática e Física. O projeto contou com a participação de alunos do ensino médio da Escola Estadual Augusto Krug Neto. Esse projeto contou com bolsa do aluno: Igor Rafael Assis Reis – Curso: Agronomia – Bolsa: UFMS – Projeto: Capacitação para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.
O Professor Ricardo Gava contribuiu como conselheiro da Secretaria de Meio Ambiente (SEDEMA/APA) do município de Chapadão do Sul. É também o representante da UFMS junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/MS, e membro do Comitê de Bacias Hidrográficas Santana-Aporé. É voluntário no Ministério Público Estadual, contribuindo em projetos da área de preservação ambiental.
O professor Cassiano Garcia Roque, em 2018, foi coordenador do projeto de ensino e graduação “Coaching Universitário”. Projeto elaborado de maneira prática e vivencial visando contribuir com os alunos da graduação para que eles tenham clareza do momento atual que estão vivendo e a partir deste conhecimento se permitam projetar metas, proporcionar foco, planejamento e ação para as metas estabelecidas por meio de sessões de coaching. Colaboradores: Daniel Fernando Figueiredo Spengler, Matildes Blanco, Mariana Vale dos Santos, Luiza Naves Silva Roriz, Daiane Resende da Fonseca, Luca Gomes Nunes, Bruno Henrique Florio Silva. Total de participantes 30 pessoas. Ministrante: Daniel Fernando Figueiredo Spengler. O professor Cassiano também coordenou o curso “QGIS de A a Z” utilizando a ferramenta Quantumgis 2.18.11 para os cursos de agronomia e engenharia florestal. Curso elaborado visando contribuir com a disseminação do uso desse software para as avaliações florestais e ambientais. O conteúdo do curso visa servir de apoio para as aulas de graduação, possibilitando que os alunos tenham condições de realizar suas análises, seguindo os tutoriais que foram confeccionados e disponibilizados. Colaboradores: Othon Lauar Godinho (Aluno de Mestrado), Mariana Vale dos Santos, Abel Pereira Lima Soares. Ministrante: Othon Lauar Godinho.
Em 2018, tivemos também a participação no “Integra UFMS” que é um evento institucional que promove o encontro, interação e a exposição de atividades de diferentes movimentos como Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETEC-MS); Projetos de Extensão, Mais Cultura e Mais Esporte; Educação Tutorial – PET, Iniciação à Docência – PIBID, Projetos de Ensino e Ligas Acadêmicas; Iniciação Científica e Tecnológica – PIBIC/PIBITI; Pós-Graduação Stricto Sensu e Empresas Juniores – EJs. Neste evento, o grupo PET Agronomia e Engenharia Florestal teve participação juntamente com seu orientador Prof. Dr. Cassiano Garcia Roque, realizando a exposição de suas atividades tanto nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão. Foram apresentados 7 trabalhos, com intuito de expor as atividades realizadas pelo grupo. Além disto, o grupo também esteve presente nas palestras e minicursos oferecidos durante o evento, agregando novos conhecimentos.
O professor Cassiano também teve participação no projeto de extensão “IV Feira de Profissões” realizada pelo Grupo PET Agro/Florestal na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Chapadão do Sul. Com o intuito de apresentar a área acadêmica, as atividades realizadas pelos discente e docentes, e os laboratórios da instituição, as escolas da cidade foram recebidas pela universidade: escola Estadual Augusto Krug Netto com cerca de 50 alunos, CEPE- Centro Positivo de Ensino com 13 alunos, Colégio Maper com 30 alunos, escola Estadual Jorge Amado com cerca de 70 alunos e o colégio Atenas com 15 alunos. Além disso, o professor participou do projeto de extensão “Campanha de divulgação dos cursos de graduação e formas de ingresso no CPCS/UFMS”, realizado em 2018. Este projeto mostra as experiências prática e vivência acadêmica, onde envolvem: docentes, Grupo PET, além dos acadêmicos dos cursos de Administração, Agronomia e Engenharia Florestal. O projeto de extensão atendeu alunos do 1º e 3º ano do ensino médio, das escolas particulares e escolas Estaduais dos municípios de Chapadão do Sul – MS, Chapadão do Céu – GO, Costa Rica – MS, Paraíso das Águas – MS e Cassilândia – MS. O objetivo geral foi divulgar junto aos estudantes do Ensino Médio aspectos sobre a Universidade e sobre os cursos de graduação: Administração, Agronomia e Engenharia Florestal (perfil do profissional, áreas de atuação, atividades desenvolvidas, matriz curricular e oportunidades oferecidas pelo CPCS/UFMS). Coordenador: Simone Pereira da Silva. Participantes: Professores Alessandro Silva de Oliveira, Ana Paula Leite de Lima, Cassiano Garcia Roque, Francisco de Assis da Silva Medeiros, Giovanna Isabelle Bom de Medeiros Florindo, Glauce Taís de Oliveira Sousa Azevedo, Ivan Maia Tomé, Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro, Rita de Cássia Félix Alvarez, Sebastião Ferreira de Lima, Simone Pereira da Silva, Thiago José Florindo. Discentes: Bruno Henrique Florio Silva, Hilária Andrade Viana Meireles, Marcia Fernanda dos Santos Feijo, Regimar Garcia dos Santos.
O programa também participou da I Semana de Estudos Acadêmicos do CPCS, com enfoque na gestão para os setores agrícola e florestal do Mato Grosso do Sul. Além da integração da pós-graduação e dos cursos de Graduação em Administração, Agronomia e Engenharia Florestal, do câmpus de Chapadão do Sul, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o evento visou promover um amplo debate sobre questões pertinentes e desafiadoras da gestão no cenário nacional atual, auxiliando no preparo e instrumentalização dos futuros profissionais. A Gestão para os setores Agrícola e Florestal promove desenvolvimento de habilidades que permitem a observação e a implementação de modelos inovadores de gestão, bem como a utilização de sistemas e metodologias de gestão administrativas pertinentes a esse contexto. O evento proporcionou oportunidade para os docentes, técnicos e discentes da universidade apresentarem resultados de pesquisas e ações de extensão à comunidade acadêmica e demais participantes do evento. Os trabalhos que foram submetidos ao evento passaram por uma avaliação técnico-científica e aqueles que obtiveram parecer favorável fazem parte dos anais do evento. Coordenador: Simone Pereira da Silva Baio. Colaboradores: Ana Paula Leite de Lima, Cassiano Garcia Roque, Charline Zaratin Alves, Cid Naudi Silva Campos, Déborah Nava Soratto, Fábio Henrique Rojo Baio, Gileno Brito de Azevedo, Giovanna Isabelle Bom de Medeiros Florindo, Glauce Taís de Oliveira Sousa Azevedo, Ivan Maia Tomé, Kleber Augusto Gastaldi, Paulo Eduardo Teodoro, Rita de Cassia Félix Alvarez, Sebastião Ferreira de Lima. Comissão de apoio técnico: Grupo Pet Agronomia e Engenharia Florestal.
O professor Paulo Carteri Coradi participou do projeto de extensão “Traceability, food safety and quality of post-harvest corn grain and storage for poultry production in Brazil”, que tem como objetivo avaliar qualidade de grãos de milho produzidos em diferentes regiões sob aspectos pós-colheita, secagem e armazenamento em diferentes temperaturas e umidade relativa do ar para produção de aves. Além disso, é integrante do projeto de extensão “UFSM de Cachoeira do Sul vai às escolas”. Este projeto tem como principal objetivo apresentar aos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares os cursos da UFSM – Campus Cachoeira do Sul (UFSM-CS). Os objetivos específicos são divulgar os cursos de graduação existentes na UFSM – CS para as comunidades da região, incentivar (motivar) alunos do ensino médio a seguir na carreira das engenharias e arquitetura, oferecer oportunidade para participação de alunos de graduação em atividades extracurriculares.
Em 2019, o Prof. Fábio Henrique Rojo Baio presidiu o “IX Simpósio Internacional de Tecnologia de Aplicação”, onde ocorreram palestras, painéis tecnológicos, discussões e reuniões técnicas. O programa do IX SINTAG contemplou palestras de representantes internacionais e nacionais, com debates sobre o panorama mundial, e em particular da América Latina, Europa e Estados Unidos, sobre todos os aspectos ligados à tecnologia de aplicação. Os temas mais atuais ligados ao mercado da tecnologia de aplicação foram amplamente discutidos: evolução da tecnologia de aplicação, adjuvantes e misturas em tanque, cuidados com a aplicação de micronutrientes, aplicação com drones, novas tecnologias no controle biológico, robótica e pulverização de precisão, gerenciamento de risco ambiental, manejo segundo as restrições ambientais, novas normas para registro de produtos, redução de deriva, aviação agrícola e pesquisas em tecnologia de aplicação. Também foram realizadas sessões de painéis (“posters”) para divulgação de trabalhos científicos e/ou ações na área de tecnologia de aplicação. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi escolhida nessa parceria com a FEPAF para organizarem este IX SINTAG em razão de sua localização no contexto agrícola Brasileiro. O evento ocorreu em uma região estrategicamente localizada no no Cerrado, possibilitando mais fácil acesso à produtores, e conta com um número expressivo de entidades, empresas e técnicos ligados ao setor.
O professor Rita de Cássia Félix Alvarez foi coordenadora do projeto de ensino e graduação “Coaching Universitário”, que ocorreu em 2019. O objetivo do projeto foi atender alunos e servidores através da metodologia de coaching visando proporcionar melhorias de desempenho acadêmico e profissional. Colaboradores: Daniel Fernando Figueiredo Spengler, Mariana Vale dos Santos. Total de participantes 30 pessoas. Essa docente também conduziu neste ano o projeto “Horta na Escola”, utilizando uma abordagem que busca a transferência de conhecimentos científicos e melhora da qualidade da merenda escolar dos alunos de ensino fundamental séries iniciais e ensino médio do Município de Chapadão do Sul – MS. Esse projeto foi desenvolvido junto aos discentes e docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Agronomia, graduação em Engenharia Florestal do CPCS/UFMS e estudantes e Professores do ensino fundamental séries iniciais e ensino médio e população consumidora de hortaliças de Chapadão do Sul – MS, com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre o plantio e o cultivo de hortaliças, associando o conhecimento científico ao conhecimento prático, ressaltando-se o valor nutritivo das hortaliças.
O professor Cassiano executou o projeto de extensão “V Feira de Profissões” realizada pelo Grupo PET Agro/Florestal na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Chapadão do Sul. Com o intuito de apresentar a área acadêmica, as atividades realizadas pelos discente e docentes, e os laboratórios da instituição, as escolas da cidade foram recebidas pela universidade: escola Estadual Augusto Krug Netto com cerca de 40 alunos, CEPE- Centro Positivo de Ensino com 15 alunos, Colégio Maper com 35 alunos, escola Estadual Jorge Amado com cerca de 60 alunos e o colégio Atenas com 20 alunos. Esse docente também coordenou o Projeto de Ensino “Curso Intermediário “Qgis de A a Z” utilizando a ferramenta QuantumGis 2.18.11 para as graduações de Agronomia e Engenharia Florestal”. Este curso foi elaborado visando contribuir com a disseminação do uso desse software para as avaliações florestais e ambientais em estagio intermediário. Assim, espera-se que ele possa servir de apoio para as aulas de graduação, possibilitando que os alunos tenham condições de realizar suas análises, seguindo os tutoriais que foram confeccionados e disponibilizados.
O professor Cid Naudi Silva Campos foi membro da comissão científica do “XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo – Intensificação sustentável em sistemas de produção” e do “III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos”.
O prof. Paulo Eduardo Teodoro realizou em 2019 repetiu o projeto de extensão, cujo objetivo é diminuir a evasão dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal do CPCS/UFMS devido à dificuldade dos ingressantes com as disciplinas de Matemática e Física. O projeto contou com a participação de vários alunos do ensino médio da Escola Estadual Augusto Krug Neto. Esse projeto contou com bolsa do aluno: Cristiane Alves de Andrade – Curso: Agronomia – Bolsa: UFMS – Projeto: Capacitação para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Além disto, esse docente foi membro da organização do “VI SIMFLOR: Oportunidades e Desafios do Setor Florestal no Centro-Oeste”. Em 2019, foi o primeiro ano que esse evento ocorreu na UFMS, sendo realizado em Chapadão do Sul e contando com a presença de discentes e profissionais de diversos Estados brasileiros. Nesse evento, os discentes do Programa com graduação em Engenharia Florestal apresentaram diversos resumos na modalidade expandido.
O Professor Ricardo Gava continuou contribuindo como conselheiro da Secretaria de Meio Ambiente (SEDEMA/APA) do município de Chapadão do Sul, além de ser representante da UFMS junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/MS, e membro do Comitê de Bacias Hidrográficas Santana-Aporé.
Diversos docentes e discentes do Programa e o grupo PET Agronomia e Engenharia Florestal teve participação juntamente com seu orientador Prof. Dr. Cassiano Garcia Roque participaram em 2019 do “Integra UFMS” e da 71ª Reunião Anual da SBPC na UFMS/Campo Grande-MS. Esse evento contou com mais de 14 mil inscritos que participaram de diversas atividades como palestras, minicursos, mesas-redondas, dentre outros.
O programa também participou da II Semana de Estudos Acadêmicos do CPCS, com tema “Gestão da Tecnologia Inovação e Sustentabilidade para os Setores Agrícola e Florestal”, e visa promover, um amplo debate sobre questões pertinentes e desafiadoras da Gestão no cenário nacional atual, auxiliando no preparo e instrumentalização dos futuros profissionais. O projeto, também teve como objetivo específico a promoção e a realização de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos pelos discentes, estimulando discussões e debates ampliando os saberes e a troca de experiência. O projeto ainda trouxe em seus objetivos integrar os cursos de graduação e Pós-graduação do CPCS/UFMS a comunidade, divulgando seus cursos através de uma mostra, seus objetivos e suas instalações. A II Semana de estudos Acadêmicos foi um evento promovido pelos docentes e conta com a colaboração dos discentes dos cursos de graduação (Administração, Agronomia e Engenharia Florestal) e de Pós-graduação (Mestrado em Agronomia, área de concentração de produção vegetal). Promove uma maior integração entre os membros da sociedade acadêmica, assim como para além da academia, expandindo dessa forma o olhar crítico dos atores envolvidos nos cursos de graduação e de Pós-graduação do CPCS/UFMS.. Coordenador: Simone Pereira da Silva Baio. Colaboradores: Ana Paula Leite de Lima, Cassiano Garcia Roque, Charline Zaratin Alves, Cid Naudi Silva Campos, Déborah Nava Soratto, Fábio Henrique Rojo Baio, Gileno Brito de Azevedo, Giovanna Isabelle Bom de Medeiros Florindo, Glauce Taís de Oliveira Sousa Azevedo, Ivan Maia Tomé, Kleber Augusto Gastaldi, Paulo Eduardo Teodoro, Rita de Cassia Félix Alvarez, Sebastião Ferreira de Lima. Comissão de apoio técnico: Grupo Pet Agronomia e Engenharia Florestal. Nesse evento, os discentes do Programa apresentaram diversos resumos na modalidade simples.