Integração com a Graduação

Os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia tem destacada integração com os estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal situados no CPCS/UFMS. O Programa participa das semanas de atividades extracurriculares dos cursos das Ciências Agrárias (Agronomia e Engenharia Florestal) além de uma interação forte nos trabalhos de conclusão de curso de graduação. Os estudantes de graduação, na condição de bolsistas de iniciação científica (PIBIC), iniciação tecnológica (PIBITI), educação tutorial (PET) ou estagiários, participam da execução dos trabalhos desenvolvidos dentro das linhas de pesquisa do Programa em conjunto com os pós-graduandos, devidamente orientados pelos docentes.

Em 2017, o quantitativo de alunos de iniciação científica (IC) e trabalho de conclusão de curso (TCC) orientados pelos docentes do Programa foi: Aguinaldo José Freitas Leal (1 IC), Cassiano Garcia Roque (1 IC, 15 PET, 5 TCC), Charline Zaratin Alves (2 IC, 2 TCC), Cid Naudi Silva Campos (3 IC, 4 TCC), Elisangela de Souza Loureiro (2 IC, 3 TCC), Fabio Henrique Rojo Baio (3 IC, 3 TCC), Josué Bispo da Silva (1 IC, 5 TCC), Morel de Passos Carvalho (1 IC), Nerison Luis Poersh (1 IC, 1 TCC), Paulo Coradi (5 IC), Rita de Cássia Felix Alvarez (2 IC, 1 TCC), Sebastião Ferreira de Lima (5 IC, 18 TCC).

 

No ano de 2018, o quantitativo de alunos de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso orientados pelos docentes do programa foi:

1) Prof. Alan Mario Zuffo (2 IC), orientou os alunos de iniciação científica: Karen Annie Dias de Morais (Doses de pó de rocha na cultura da soja), Graduação em Agronomia – UFMS, voluntário; Werverth Costa Martins (Uso do silício na mitigação do efeito do déficit hídrico em plantas de cobertura), Graduação em Agronomia – UFMS, voluntário.

2) Prof. Cassiano Garcia Roque (2 IC, 18 PET, 2 TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica: Edvar Lopes Nantes Júnior (Análise da geoestatística de matéria orgânica e pH do solo em área cultivada com cana-de-açúcar), Graduando em Agronomia, UFMS-CNPq; Abel Pereira Lima Soares (Características físicas do solo e desempenho agronômico de soja influenciadas por plantas de coberturas e doses de calcário), Graduando em Agronomia, UFMS-CNPq. Também orientou os alunos nos trabalhos de conclusão de curso (TCC): Jéssica Ferreira Diniz (Biomassa e atividade microbiana do solo em área de cultivo de soja sob diferentes plantas de cobertura e diferentes sistemas de correção de solo), Graduação em Agronomia – UFMS; Ricardo Gustavo Schutz (Efeito Residual de condicionadores químicos do solo na soja (Glycine Max L.) cultivada sob sistemas de semeadura direta e convencional), Graduação em Agronomia – UFMS. Além disso, é tutor do Programa Pet Agronomia e Engenharia Florestal, no qual atualmente o programa tem 12 alunos bolsistas e 6 não bolsistas. Alunos bolsistas: Sergio Pereira Filho (agronomia), Igor Libório Freitas (agronomia), Daine Rezende da Fonseca (eng. florestal), Marcos Paulo de Oliveira Cunha (agronomia), Luca Gomes Nunes (eng. florestal), Willian Meniti Paschoalete (agronomia), Marcus Vinicius Vieira Borges (eng. florestal), Mariana Vale dos Santos (agronomia), Bruno Henrique Florio Silva (agronomia), Manuel Pereira Lima Soares (agronomia), Henrique Moura Barbosa (agronomia), Webert Gonçalves Pinto (eng. florestal). Não bolsistas: Abel Pereira Lima Soares (agronomia), Luiza Naves Silva Roriz (agronomia), Regimar Garcia dos Santos (agronomia), Jorge Xavier da Silva (agronomia), Loayne Carvalho de Souza (eng. florestal), Alexsandra Nogueira Martins Silva (eng. florestal).

3) Prof. Charline Zaratin Alves (4 IC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica: Elicia Lidiane Santos da Silva (Superação de dormência em sementes de Macaúba), Graduando em Agronomia – UFMS-CNPq; Victor Silva Pereira (Giberelina na germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de Pinnus elliottii), Graduando em Agronomia – UFMS-CNPq; Graziely Alves Nogueira (Recobrimento de sementes com tiamina e niacina na qualidade fisiologia e desenvolvimento inicial de plântulas de milho), Graduando em Agronomia – UFMS-CNPq; Valdinei Teodoro da Silva (Biofortificação de pimentão com selênio: produção de frutos e qualidade fisiológica de sementes), Graduando em Agronomia – UFMS-CNPq.

4) Prof. Cid Naudi Silva Campos (4 IC, 4 TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica: Romulo Donizete Job Pereira (Correlação de doses de nitrogênio, índice de cor verde e clorofila em plantas de milho na presença e na ausência de silício), Graduando em Agronomia – UFMS-CNPq; Mateus Pritsch Da Silva Prates (Silício e excesso de nitrogênio no milho: Parâmetros fisiológicos e nutricionais), Graduando em Agronomia – UFMS-CAPES; Luiza Naves Silva Roriz (Silício e doses de nitrogênio em plantas de milho cultivadas na segunda safra: aspectos fisiológicos), Graduando em Agronomia – UFMS-CNPq; Vitoria Fatima Bernardo (Silício e excesso de nitrogênio no milho: Parâmetros Fotossintéticos), Graduando em Agronomia UFMS-CAPES. Também orientou os alunos nos trabalhos de conclusão de curso: Rafael Arenhart (Teor de boro no solo em função de fontes e doses) Graduação em Agronomia UFMS; William Henrique Rodrigues Aguiar (Sintomatologia de excesso de boro em plantas de soja (Glycine max)), Graduação em Agronomia – UFMS; Romulo Donizete Job Pereira (Correlação de doses de nitrogênio, índice de cor verde e clorofila em plantas de milho na presença e ausência de silício), Graduando em Agronomia (UFMS); Zilnete Alves (Boro em mudas de mogno: aspectos fisiológicos e nutricionais), Graduando em Agronomia (UFMS).

5) Prof. Elisangela de Souza Loureiro (2 IC), orientou os alunos de graduação em agronomia com bolsas de iniciação científica: Francisco Mendes de Oliveira Neto (Efeito de Metarhizium anisopliae (Clavicipitaceae) sobre Cotesia flavipes (Hymenoptera)), Graduando em Agronomia – UFMS-CNPq; Ricardo Alexandre de Souza Tosta (Interação do parasitoide de lagartas Cotesia flavipes com o fungo Metarhizium anisopliae (metsch.) sorok. (Ascomycota: Clavivipitaceae)), UFMS-CNPq.

6) Prof. Fabio Henrique Rojo Baio (6 IC, 2 TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica: Raisa Saraiva Borges (Influência da Semeadura da Cultura da Soja em Taxa Variável Sobre a Produtividade e Variáveis Fenológicas) Agronomia – UFMS; João Vitor Pereira Ferreira Fontoura (Absorção de Boro Via Foliar em Decorrência dos Efeitos da Deposição e Deriva na Cultura da Soja) Agronomia – UFMS; Gustavo Figueiredo Fonseca (Uso de Sensor Multiespectral para Estimativa da Taxa de Aplicação na Cultura do Milho em Função da População de Plantas) Agronomia – UFMS; Renato Schneider Junior (Influência da Semeadura da Cultura do Milho em Taxa Variável Sobre Suas Variáveis Fenológicas e Produtividade) Agronomia – UFMS; Karen Annie Dias De Morais (Avaliação da vida útil e dos efeitos do desgaste das pontas hidráulicas do tipo inox sobre a pulverização agrícola) Agronomia – UFMS-CNPq; Tulio Henrique Dresch Martins (Sensor Multiespectral para estimativa da taxa de aplicação da pulverização agrícola na cultura do algodoeiro), Agronomia UFMS-CNPq. Além disso, orientou os alunos nos trabalhos de conclusão de curso: Victor Silva Pereira (Tamanho de gotas no controle fitossanitário na bataca), Agronomia – UFMS; Alex Rogers Aguiar Zanin (Avaliação da vida útil de pontas hidráulicas sobre a pulverização agrícola), Agronomia – UFMS.

7) Prof. Josué Bispo da Silva (2 TCC), orientou os alunos nos trabalhos de conclusão de curso (TCC): Mikaella Cristina de Paula Taniai (Condutividade elétrica em sementes de Peltophorum dubium (Spreng.) Taub. (Fabaceae)), Ciências Biológicas – UFMS; Rosiani Ramos Lemos Brinck (Superação de dormência em sementes de Abelmoschus esculentus), Ciências Biológicas – UFMS.

8) Prof. Paulo Coradi (4 IC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica: Jonatas Ibagé Steinhaus (Desenvolvimento de um sistema de monitoramento da qualidade de grãos armazenados em silos), UFSM – FIT BIT – Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica, Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Santa Maria – CNPq; Amanda Müller (Pós-Colheita e Beneficiamento de Arroz), FAPERGS – PROBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação), Engenharia Agrícola – Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Guilherme Abreu Coelho de Souza (Subprodutos não aproveitados da pós-colheita da soja para alimentação animal), CNPq – PIBITI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), Engenharia Agrícola – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq; Letícia de Oliveira Carneiro (Validação de um sistema tecnológico de secagem e armazenagem de grãos de soja), CNPq – PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), Engenharia Agrícola – Universidade Federal de Santa Maria, CNPq.

9) Prof. Paulo Eduardo Teodoro (10 IC), orientou os alunos de iniciação científica (IC): Marcela da Silva Flores (Seleção de variedades de milho eficientes no uso do nitrogênio), Agronomia – UFMS-CNPq; Abel Pereira Lima Soares (Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de soja em diferentes épocas de semeadura em Chapadão do Sul-MS), Agronomia – UFMS, CAPES; Marcela Silva Flores (Seleção de variedades de milho eficientes no uso do nitrogênio), Graduando em Agronomia – UFMS-CNPq; Renan Massambani Peres (Seleção de populações de soja com precocidade e alta produtividade para região dos Chapadões), Agronomia – UFMS-CAPES; Marcus Vinicius Vieira Borges (Correlação entre variáveis de crescimento e índices de vegetação em espécies de eucalipto), Engenharia Florestal, UFMS, voluntário; Willian Meniti Pachoalete (Relação entre índices de vegetação e variáveis agronômicas de variedades de milho), Agronomia – UFMS, voluntário; Rafael Oliveira Pontel (Uso de índices de seleção como ferramenta auxiliar no melhoramento genético da soja), Graduando em Agronomia – UFMS, voluntário; Janielle de Oliveira Garcia (Dimensionamento Amostral para avaliação do diâmetro e altura em espécies de eucalipto), Engenharia Florestal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, voluntário; Igor Rafael Assis Reis (Análise dialélica em gerações de populações de soja em F2), Agronomia – UFMS, voluntário; Marcus Paulo de Oliveira Cunha (Produção de forragem de milho solteiro e consorciado com feijão guandu e capim Mombaça), Agronomia – UFMS, voluntário.

10) Prof. Rafael Felippe Ratke (2 IC), orientou os alunos de iniciação científica: Matheus Liber de Godoy (Monitoramento da umidade do solo em cultivares de soja sob pivô central), Agronomia – UFMS, PIBIC – CNPq; Lidiane Larissa Yokota (Produtividade de soja e milho em sistema integrado agroflorestal), Agronomia – UFMS, Voluntária – ICV.

11) Prof. Ricardo Gava (3 IC), orientou os alunos de iniciação científica (IC): Victor Tobal da Silva (Viabilidade Econômica de Irrigação a Campo para a Cultura do Eucalipto), Agronomia – UFMS-CNPq; Victor Tobal da Silva (Zoneamento agrícola para o sistema de produção soja-milho no cerrado sul-mato-grossense), Agronomia – UFMS-CNPq; Edson Divino Alves da Silva (Necessidades hídricas da cultura do eucalipto), Agronomia – UFMS, voluntário.

12) Prof. Rita de Cássia Felix Alvarez (2 IC, 3 TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica (IC): Dayanne Cristina Reis Camelo (Aplicação de silício solúvel nanossilica via solo em sorgo granífero), Agronomia – UFMS-CNPq. Dayanne Cristina Reis Camelo (Silício aplicado via solo na nutrição mineral de plantas de arroz), Agronomia – UFMS-CNPq. Também orientou os alunos nos trabalhos de conclusão de curso (TCC): Felipe Gomes Souza (Co-inoculação e modos de aplicação de Bradyrhizobium japonicum e Azospirillum brasilense associado à adubação nitrogenada na cultura da soja), Agronomia – UFMS; Bruno Santos Archilla (Azospirillum brasilense via foliar e sulco disponibilizado em diferentes estádios na cultura do milho), Agronomia – UFMS; Leonardo Bezerra da Silva (Contribuição do silício foliar na nutrição e produtividade de grãos de soja), Agronomia – UFMS.

13) Prof. Sebastião Ferreira de Lima (5 IC, 5 TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica (IC): Otávio Rocha Ribeiro (Fitossociologia de plantas daninhas na sucessão de milho em semeadura direta com diferentes coberturas vegetais), agronomia – UFMS; Vinícius Andrade Seco (Emissões de CO2 do solo cultivado com milho em sucessão a diferentes coberturas vegetais), agronomia-UFMS; Jordana Dias Martins (Fitossociologia de plantas daninhas na sucessão de soja em semeadura direta com diferentes coberturas vegetais.), agronomia-UFMS; Ilvan Pereira de Almeida; Edson Maicon Pinto Fortes. Além disso, orientou os alunos nos trabalhos de conclusão de curso: Vinícius Andrade Secco (Aplicação de Azospirillum brasilense associado a bioestimulante na soja), Agronomia – UFMS; Otávio Rocha Ribeiro (Adubação nitrogenada, uso de Azospirillum brasilense e bioestimulante em cebola), Agronomia UFMS; Jordana Dias Martins (Fitossociologia de plantas daninhas em ambientes de cultivo de soja e milho em rotação e diferentes coberturas vegetais), Agronomia – UFMS; Dilvan Pereira de Almeida (Parcelamento e distribuição de nitrogênio durante ciclo do alho), Agronomia – UFMS; Edson Maicon Pinto Fortes (Qualidade dos atributos tecnológicos de quatro variedades de cana-de-açúcar, cultivados em manejo irrigado e sequeiro.), Agronomia – UFMS.

14) Prof. Aguinaldo José Freitas Leal (1 IC), orientou o aluno de graduação: Mariel Gomes Silva Soares (Tipos de Mudas e Substratos na Produção de Capim Tifton 85 (Cynodon spp.)), Agronomia – UFTM.

15) Prof. Nerison (1 IC), orientou o aluno de graduação: Abel Pereira Lima Soares (Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de soja em diferentes épocas de semeadura em Chapadão do Sul-MS), Agronomia – UFMS.

No ano de 2019, o quantitativo de alunos de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso orientados pelos docentes do programa foi:

1) Prof. Alan Mario Zuffo (x IC, xx TCC), até o seu descredenciamento (23/10/2019) orientou os alunos de iniciação científica…

2) Prof. Cassiano Garcia Roque (x IC, xx PET, xxx TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica: ; Abel Pereira Lima Soares (ver título), Graduando em Agronomia, UFMS-CNPq. Também orientou os alunos nos trabalhos de conclusão de curso (TCC): . Além disso, é tutor do Programa Pet Agronomia e Engenharia Florestal, no qual atualmente o programa tem 12 alunos bolsistas e 6 não bolsistas. Alunos bolsistas: Sergio Pereira Filho (agronomia), Igor Libório Freitas (agronomia), Marcos Paulo de Oliveira Cunha (agronomia), Willian Meniti Paschoalete (agronomia Mariana Vale dos Santos (agronomia), Manuel Pereira Lima Soares (agronomia), Henrique Moura Barbosa (agronomia). Não bolsistas: Abel Pereira Lima Soares (agronomia), Luiza Naves Silva Roriz (agronomia), Regimar Garcia dos Santos (agronomia), Jorge Xavier da Silva (agronomia), Loayne Carvalho de Souza (eng. florestal), Alexsandra Nogueira Martins Silva (eng. florestal).

3) Prof. Charline Zaratin Alves (1 IC, 0 TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica: Grazielly Alves Nogueira (Agronomia – PIBIC)

4) Prof. Cid Naudi Silva Campos (x IC, xx TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica:

5) Prof. Elisangela de Souza Loureiro (x IC, xx TCC), orientou os alunos de graduação em agronomia com bolsas de iniciação científica:

6) Prof. Fabio Henrique Rojo Baio (x IC, xx TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica:

7) Prof. Josué Bispo da Silva (x IC, xx TCC), orientou os alunos nos trabalhos de conclusão de curso (TCC):

8) Prof. Paulo Coradi (x IC, xx TCC): orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica:

9) Prof. Paulo Eduardo Teodoro (12 IC, 6 IC-Junior, 5 TCC), orientou os alunos de iniciação científica (IC): Marcela da Silva Flores (Seleção de variedades de milho eficientes no uso do nitrogênio), Agronomia – UFMS-CNPq; Abel Pereira Lima Soares (Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de soja em diferentes épocas de semeadura em Chapadão do Sul-MS), Agronomia – UFMS, CAPES; Marcela Silva Flores (Seleção de variedades de milho eficientes no uso do nitrogênio), Graduando em Agronomia – UFMS-CNPq; Renan Massambani Peres (Seleção de populações de soja com precocidade e alta produtividade para região dos Chapadões), Agronomia – UFMS-CAPES; Marcus Vinicius Vieira Borges (Correlação entre variáveis de crescimento e índices de vegetação em espécies de eucalipto), Engenharia Florestal, UFMS, voluntário; Willian Meniti Pachoalete (Relação entre índices de vegetação e variáveis agronômicas de variedades de milho), Agronomia – UFMS, voluntário; Rafael Oliveira Pontel (Uso de índices de seleção como ferramenta auxiliar no melhoramento genético da soja), Graduando em Agronomia – UFMS, voluntário; Janielle de Oliveira Garcia (Dimensionamento Amostral para avaliação do diâmetro e altura em espécies de eucalipto), Engenharia Florestal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, voluntário; Igor Rafael Assis Reis (Análise dialélica em gerações de populações de soja em F2), Agronomia – UFMS, voluntário; Marcus Paulo de Oliveira Cunha (Produção de forragem de milho solteiro e consorciado com feijão guandu e capim Mombaça), Agronomia – UFMS, voluntário.

10) Prof. Rafael Felippe Ratke (x IC, xx TCC), orientou os alunos de iniciação científica:

11) Prof. Ricardo Gava (x IC, xx TCC), orientou os alunos de iniciação científica (IC):

12) Prof. Rita de Cássia Felix Alvarez (x IC, xx TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica (IC):

13) Prof. Sebastião Ferreira de Lima (x IC, xx TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica (IC):

14) Prof. Jorge Gonzalez Aguilera (x IC, xx TCC), orientou os alunos de graduação com bolsas de iniciação científica (IC):

Esta interação tem despertado uma motivação significativa para que os estudantes de graduação se interessem pela pesquisa e prossigam seus estudos em nível de pós-graduação, no CPCS/UFMS e em outras universidades brasileiras. Outro ponto importante diz respeito aos eventos. Em 2019 houve a “II Semana de Estudos Acadêmicos do CPCS”, que contou com a participação de discentes de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Administração (cursos do CPCS) e discentes da Pós-graduação em Agronomia. Isso permitido o contato dos discentes com temas relevantes e atuais da pesquisa científica nacional.

O desempenho de ex-bolsistas de iniciação científica na pós-graduação tem sido excelente, podendo-se verificar que geralmente seu tempo de titulação é menor, em virtude da continuidade de seu trabalho de pesquisa. Os seminários apresentados pelos pós-graduandos têm sido assistidos por estudantes de graduação, dado o interesse que despertam. Os conhecimentos e resultados gerados pelas pesquisas são repassados aos estudantes de graduação, visto que todos os orientadores e professores que atuam na pós-graduação, também atuam na graduação.

O estágio de docência, obrigatório aos bolsistas do programa, tem permitido aos estudantes de pós-graduação a experiência em elaborar e ministrar aulas na graduação, sempre sob a supervisão do professor responsável pela disciplina, contribuindo para a formação de futuros docentes.

Portanto, o Programa tem fomentado o envolvimento de discentes da graduação em diversas atividades, sendo uma política implementada e efetiva, cujo objetivo tem sido a contribuição para a formação acadêmica dos discentes de graduação, bem como despertá-los para a continuidade dos estudos, visando o desenvolvimento científico e tecnológico.

Estágio docência

Segundo orientação da CAPES, os alunos bolsistas realizam o estágio em docência na graduação, auxiliando na condução de aulas teóricas e práticas de campo e laboratório. Além dos bolsistas CAPES, muitos bolsistas Fundect têm se proposto a realizar o estágio em docência, mesmo que, para estes alunos, não seja atividade obrigatória.

Essa experiência tem sido bastante positiva aos pós-graduandos, pois eles têm a oportunidade de vivenciar experiências únicas dentro da sala de aula, aprendendo com os erros e lidando com diversas situações. Essa experiência os prepara para futuras provas didáticas em concursos docentes ou entrevistas de outra natureza em testes seletivos. Além disso, os alunos da graduação têm se motivado com a participação dos pós-graduandos nas aulas, respeitando-os e incentivando-os.

A disciplina Estágio em Docência compreende 30 h/aula e é ofertada sob a supervisão de um docente que tem sob sua responsabilidade disciplinas no curso de graduação em Agronomia, e as atividades são realizadas sempre com a presença do professor supervisor em sala de aula.

Em 2017, foram realizados os seguintes estágios em docência nas disciplinas da graduação em Agronomia:

Gabriel Luiz Piati – Olericultura

Desirée Krisleyne Candido Modesto – Tecnologia de Sementes

Fernanda Brito Cardoso – Tecnologia de Sementes

Bruna Rengel de Freitas Naves – Química Analítica

Marco Aurélio de Castro  – Classificação e Física do Solo

Patrícia Bezerra Mariano – Cultura de Plantas Oleaginosas e Estimulantes

Irineu Eduardo Kuhn – Irrigação e Drenagem

Mayara Santana Zanella – Iniciação à Pesquisa Aplicada

Jorgiani de Ávila – Biologia e Controle de Plantas Daninhas

Gustavo Ribeiro Barzotto – Cultura de Plantas Energéticas e Fibrosas

Franciele Muchalak – Microbiologia Agrícola

Muller de Paula Ribeiro – Zoologia e Parasitologia Agrícola

Em 2018, foram realizados os seguintes estágios docência em disciplinas na graduação em Agronomia:

Helaine Claire Ferreira de Almeida – Genética aplicada

Mariely de Abreu dos Santos – Tecnologia de sementes

Mayara Fávero Cotrim – Tecnologia de sementes

Paulo Henrique Menezes das Chagas – Manejo e conservação do solo

Pedro Henrique Alves Martins – Máquinas e implementos agrícolas

Carlos Henrique Oliveira de David – Fisiologia vegetal

Gilson Barbaro Barbosa Júnior – Microbiologia agrícola

Katiane Secco Castro  – Melhoramento genético

Tays Silva Batista – Melhoramento genético

Em 2019, foram realizados os seguintes estágios docência em disciplinas na graduação em Agronomia:

Anielli Verzotto Teixeira – Produção e Tecnologia de Sementes

Dágila Melo Rodrigues – Pré-Processamento e Armazenamento de Grãos

Eder Eujacio da Silva – Máquinas e Implementos Agrícolas

Othon Lauar Godinho – Manejo e Conservação do Solo

Roney Eloy Lima  – Pré-Processamento e Armazenamento de Grãos

Viviane Cabrera Baptista de Aguiar – Produção e Tecnologia de Sementes

Allan Macali Werner – Microbiologia Agrícola

Ariane de Andréa Pantaleão – Melhoramento de Plantas

Carlos Roberto Wassolowski – Irrigação e drenagem

Jéssica Ferreira Diniz – Classificação e Física do Solo

O estágio em docência é uma ferramenta que tem possibilitado maior interação entre os discentes de graduação e pós-graduação e entre o docente da disciplina e o pós-graduando, além de proporcionar a oportunidade do contato com a docência no ensino superior. Nesse sentido, o estágio em docência tem contribuído de maneira substancial na solidificação do conhecimento e no treinamento didático dos pós-graduandos, bem como tem permitido a compreensão das deficiências relativas às práticas educacionais dos pós-graduandos, fazendo com que os mesmos busquem alternativas para suprir suas fragilidades nesse aspecto.