Interfaces com a Educação Básica

Em 2017, por meio dos projetos de extensão “3a Feira de Profissões” e “Solo na Escola” houve integração dos docentes e pós-graduandos com a educação básica, que por muitas vezes, visitaram o campus para conhecer nossos laboratórios, casa de vegetação, área experimental e salas de aula.

Em 2018, houve integração dos docentes e discentes de pós-graduação com a educação básica por meio dos projetos de extensão “Capacitação para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal”, “Horta na Escola”, “4ª Feira de Profissões” e “Campanha de divulgação dos cursos de graduação e formas de ingresso no CPCS/UFMS”.

Além disso, no ano de 2018 houve maior integração dos cursos de graduação e pós-graduação com a educação básica por meio das bolsas do PIBIC-Jr. O professor Paulo Eduardo Teodoro orientou oito alunos do ensino médio, da escola Estadual Augusto Krug Neto, de Chapadão do Sul, com bolsas do PIBIC-Jr, no projeto “Capacitação para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal: ênfase em matemática e física”. Os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal frequentemente possuem alta evasão dos alunos em sua fase inicial. Entre os principais problemas identificados destaca-se a falta de preparo dos alunos durante o ensino médio para as matérias iniciais de cálculo e física nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Esse projeto possui como objetivo capacitar de forma alternativa os alunos para os conteúdos que serão vistos no início dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, reduzindo a evasão no início destes cursos. Os alunos bolsistas foram: Ingrid Danielli da Silva Pereira, Jose Jamerson da Silva da Cruz, José Silvado Santos da Silva, Vian Louveira, João Pedro Rodrigues, Vanessa Citron, Julia Almeida Souza e Laura Araújo Borges.

A professora Charline Zaratin Alves também orientou quatro alunos do ensino médio da escola Estadual Jorge Amado, de Chapadão do Sul, os quais foram contemplados com a bolsa do PIBIC-Jr no projeto “Qualidade Fisiológica de sementes de soja na região de Chapadão do Sul – MS”. Os bolsistas foram os alunos: Thaellysa Lima Rufino de Melo, João Victor Rosa Ferreira, Bruna Beatriz Cândido Correia e Vitor Hugo Menezes Bonfim.

O professor Paulo Carteri Coradi também orientou o aluno Vinícius Caetano Leite, do ensino médio, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria no projeto “Sensor para monitoramento da qualidade de grãos armazenados em silos”. Bolsa (CNPq – PIBIC EM – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio). (Graduando em Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio) – UFSM – CTISM (Colégio Técnico Industrial de Santa Maria), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Em 2019, os docentes do programa em conjunto com seus discentes de pós-graduação continuaram a atuar ativamente na educação básica por meio dos projetos de extensão “Capacitação para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal”, “Horta na Escola”, “5ª Feira de Profissões”. Tais projetos objetivaram orientar o público participante do Ensino Médio sobre os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Administração pela UFMS/CPCS, suas possibilidades no mercado de trabalho, além de informa-los sobre os principais conhecimentos exigidos no início destes cursos. Houve destaque para as disciplinas de Física e Matemática, que são responsáveis por grande parte da evasão que ocorre em tais cursos. Tais ações de extensão foram apresentadas na “I Semana da Escola de Extensão”, que ocorreu no dia 21/10/2019 e contou com a participação de discentes do programa e 160 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Jorge Amado.

No ano de 2019, a integração dos cursos de graduação e pós-graduação com a educação básica continuou a aumentar por meio das bolsas do PIBIC-Jr. O professor Paulo Eduardo Teodoro orientou sete alunos do ensino médio, da escola Estadual Augusto Krug Neto, de Chapadão do Sul, com bolsas do PIBIC-Jr, no projeto “Capacitação para os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal: ênfase em matemática e física”. Os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal frequentemente possuem alta evasão dos alunos em sua fase inicial. Entre os principais problemas identificados destaca-se a falta de preparo dos alunos durante o ensino médio para as matérias iniciais de cálculo e física nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Esse projeto possui como objetivo capacitar de forma alternativa os alunos para os conteúdos que serão vistos no início dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, reduzindo a evasão no início destes cursos. Os alunos bolsistas foram: Ingrid Danielli da Silva Pereira, Jose Jamerson da Silva da Cruz, José Silvado Santos da Silva, Vian Louveira, Vanessa Citron, Julia Almeida Souza e Laura Araújo Borges.