PPG em Agronomia realiza primeira defesa de doutorado no Câmpus de Chapadão do Sul
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFMS registrou, em 11 de junho de 2026, um marco para a pós-graduação: a realização da primeira defesa de doutorado do programa.
A pesquisa foi defendida por Karoline Günther Morata, agora doutora, sob orientação da Profa. Dra. Larissa Pereira Ribeiro Teodoro. A tese, intitulada “Novas tecnologias para a agricultura digital: Sensor hiperespectral e aprendizado de máquina na detecção de fitonematoides em soja e algodão”, aborda o uso de sensores de alta precisão e inteligência artificial para apoiar o diagnóstico de fitonematoides em lavouras. O estudo contribui para o avanço da agricultura digital ao propor ferramentas capazes de antecipar a identificação de nematoides que afetam culturas como soja e algodão, favorecendo tomadas de decisão mais rápidas e eficientes no campo. Realizada por videoconferência, a defesa contou com banca examinadora formada por pesquisadores de diferentes instituições, incluindo a participação internacional da Profa. Dra. Antonia Maiara Marques do Nascimento, da Universidade de Burgos, Espanha. Também integraram a banca a Profa. Dra. Larissa Pereira Ribeiro Teodoro (UFMS), presidente e orientadora; o Prof. Dr. Cid Naudi Silva Campos (UFMS); a Profa. Dra. Erina Vitório Rodrigues (UnB); e o Prof. Dr. Fabio Henrique Rojo Baio (UFMS). Para o PPG em Agronomia, a defesa simboliza o fortalecimento da pós-graduação no interior e reforça o compromisso da UFMS com a produção de conhecimento aplicado às demandas do agronegócio. A comunidade acadêmica parabeniza a Dra. Karoline Günther Morata e sua orientadora pela conquista.

